Tupolev Tu-160 em reabastecimento aéreo |
O Governo de Bogotá prepara uma nota de protesto para apresentar a Moscovo, devido à violação do espaço aéreo colombiano pelos dois bombardeiros de longo alcance russos Tu-160, que estiveram na Venezuela recentemente, por ocasião da visita do secretário do Conselho de Segurança russo a Caracas.
O anúncio foi feito pelo próprio Presidente da República Juan Manuel Santos: "Isto merece mais uma vez uma nota diplomática ao Governo russo, e é isso que está a fazer o Ministério dos Negócios Estrangeiros" disse, após uma reunião do Conselho de Segurança do país sul-americano.
Acrescentou ainda que os aviões foram detetados e forçados a deixar o espaço aéreo colombiano, por aviões da Força Aérea Colombiana. Foi revelado que o sistema de defesa aéreo colombiano esteve em alerta no dia 1 de novembro, devido ao sobrevoo dos Tu-160, na rota Venezuela-Nicarágua, portanto no regresso dos bombardeiros à Rússia.
A interceção deu-se a 80 km de Barranquilha e durante cerca de 5 minutos seguiram atrás dos bombardeiros russos, não tendo sido no entanto autorizados a disparar.
Vídeo captado no HUD de um dos Kfir colombianos na interceção aos Tu-160:
Vídeo captado no HUD de um dos Kfir colombianos na interceção aos Tu-160:
Fonte: El Espectador
Tradução e adaptação: Pássaro de Ferro
Sem comentários:
Enviar um comentário