MiG-29KUB em testes a bordo do porta-aviões Admiral Kuznetsov Foto: MiG Corporation |
A Marinha Russa recebeu no passado dia 25 de novembro quatro novos MiG-29K/KUB para utilização no seu porta-aviões Admiral Kuznetsov, anunciou o Ministério da Defesa do país:
"O fabricante MiG entregou dois MiG-29K monolugares e dois MiG-29KUB bilugares para operação em porta-aviões" referiu o porta-voz do Min. Defesa a propósito.
O Ministério da Defesa russo assinou um contrato em fevereiro de 2012, para a compra de 20 MiG-29K e quatro MiG-29KUB até 2015.
As aeronaves irão ser utilizadas no único porta-aviões russo operacional, complementando os Su-33 atualmente em uso.
O piloto de testes Sergei Korotkov a bordo de um MiG-29K Foto: MiG Corporation |
O MiG-29K é a variante naval do MiG-29, com asas dobráveis, gancho de paragem, estrutura reforçada e capacidade multirole. Ao contrário do Su-33 que é destinado apenas a missões de defesa aérea, o MiG-29K pode ser armado com uma grande variedade de armamento ar-ar e ar-superfície, e designadores de alvos de laser.
O modelo até agora estava apenas ao serviço na Índia, passando agora a Marinha Russa a ser o segundo utilizador, o que representa um enorme balão de oxigénio para o gabinete de projetos de caças, que outrora liderou em quantidade e qualidade nas forças aéreas de influência soviética/russa.
Fonte: Ria Novosti
Tradução e adaptação: Pássaro de Ferro
Sem comentários:
Enviar um comentário