A nova pintura exibida pelo quinto protótipo do T-50 PAK-FA Foto:Roman Tregubov |
O quinto protótipo do caça multirole de quinta geração T-50 (PAK-FA) realizou o seu primeiro voo da cidade de Komsomolsk-on-Amur, situado no Extremo Oriente da Rússia, até Zhukovsky, nos arredores deMoscovo.
Segundo informação divulgada, durante o trajeto não foram detetados problemas com os motores ou sistemas de voo do caça. Nos próximos meses, a aeronave será submetida a testes no centro de testes de Zhukovsky.
O primeiro aparelho do tipo fez seu voo inaugural em janeiro de 2010, tendo entretanto sido realizados já 450 voos de teste aos vários sistemas e armamento do modelo.
O Ministério da Defesa russo encomendou 60 aviões deste tipo planeando duplicar o número. Além da Rússia, também a Força Aérea da Índia está interessada no T-50 para as suas unidades de combate.
Vídeo da chegada do quinto protótipo a Zhukovsky:
Fonte: RT
Tradução: Pássaro de Ferro
Que caça fantástico!!
ResponderEliminarNão sei se vou me ridicularizar ao dizer isto, mas por que não uma "joint-venture" entre a Rússia o Brasil e Portugal para o desenvolvimento e a produção do futuro caça!
O Brasil deseja absolutamente um avião de caça de 5.a geração de fabricação nacional, nós pensamos já à substituição do nosso mítico F16 e a Rússia faz o possível para procurar parceiros a fim de reduzir os custos de construção do Sukhoï T-50.