Formação conjunta de F-16I israelitas e F-16C grego Foto: IAF |
Terminou no dia 28 de novembro de 2013, a primeira edição do exercício Blue Flag, que juntou cerca de uma centena aeronaves das forças aéreas de Israel, EUA, Itália e Grécia e foi oficialmente o maior exercício multinacional realizado em Israel.
F-16 israelitas das Esquadras Netz e Barak Foto:IAF |
O exercício está planificado para simular vários cenários realistas, baseados nas anteriores experiências da IAF em conflitos na região. O Blue Flag foi criado em parte para permitir a Israel participar num grande exercício internacional, desde que as forças do país hebraico foram impedidas de participar em exercícios NATO, devido a objeções levantadas pela Turquia.
F-15C israelita em Uvda Foto: IAF |
A IAF participou com as Esquadras "Knights of Twin Tail" "Edge of the Spear" de Tel Nof, "Knights of the North" e "First Jet" de Ramat David, "Knights of the Orange Tail" de Hatzerim, e "One" e "Bat" de Ramon. A Esquadra "Flying Dragon" é a anfitriã, na base aérea de Uvda. As aeronaves voadas com a Estrela de David, incluíram F-16C/D, F-16I e F-15C/D
Forças americanas e israelitas Foto: Lee Osberry/USAF |
Apesar de poder parecer um pormenor despiciendo, o facto de realizar todo o exercício com comunicação em inglês, é para as forças israelitas uma das características a realçar: "o Blue Flag é um exercício avançado, com um nível muito elevado e temos que comunicar em inglês, que é algo a que não estamos habituados" referiu a propósito o Ten. Omri, da Esquadra "Knights of the Orange Tail".
F-15E Strike Eagle da USAF Foto: Lee Osberry/USAF |
Já as forças americanas, que participaram com F-15E Strike Eagle da base de Lakenheath (Reino Unido), realçaram também o treino logístico que um exercício do tipo permite fazer, com a projeção de forças necessária para uma região, historicamente instável.
O gigante C-17 Globemaster no apoio aos caças da USAF Foto: IAF |
F-16C gregos e F-15C israelita Foto: IAF |
A Itália participou com AMX e Tornado, enquanto que a Grécia trouxe os seus F-16C/D.
Os primeiros dias foram destinados à ambientação das forças estrangeiras ao território, enquanto na segunda semana se realizou o exercício propriamente dito, com missões ar-ar e ar-solo integradas num plano estratégico global.
Participam ainda como observadores 22 outros países (Canadá, Alemanha, Reino Unido, Bulgária, etc), que avaliarão a possibilidade participação ativa em edições futuras, planeadas para ocorrer de dois em dois anos.
O patch oficial do exercício Blue Flag Foto: IAF |
Sem comentários:
Enviar um comentário