Um dos Black Hawk da FAB empenhados nas operações |
Em quase uma semana de atuação, a Força Aérea Brasileira (FAB) resgatou 162 pessoas, vítimas das enchentes provocadas pelas chuvas no estado do Espírito Santo. Além disso, transportou cerca de oito toneladas de mantimentos, entre medicamentos, alimentos e água potável. A FAB está empenhada na missão de ajuda humanitária com dois helicópteros Black Hawk, um Super Puma e mais três aviões.
Os suprimentos fornecidos por ar |
A FAB opera em duas frentes. Uma a partir da cidade de Linhares e outra em Vitória, capital do estado afetado, onde foi criado um centro de coordenação conjunto com o Corpo de Bombeiros.
Aspeto desolador dos campos alagados |
“As informações de pedido de socorro são recebidas nesta central e repassadas para as aeronaves em forma de coordenadas geográficas. Este sistema agiliza muito a localização dos pontos a serem socorridos”, explica o Tenente Aviador Vinícius Monteiro de Barros Whebe Salum, piloto da FAB.
Nos dias 24 e 25 de dezembro, os militares da FAB realizaram o resgate de 88 pessoas. Nesta quinta-feira (26/12/2013), os helicópteros haviam resgatado mais 74 vítimas das enchentes.
O resgate de populações afetadas |
“Tivemos de fazer o procedimento com guincho para retirar as pessoas. Havia muitas crianças, mulheres grávidas e com recém-nascidos, alguns idosos, pessoas doentes ou com alguma deficiência que exija medicação contínua”, ressalta o Tenente Salum. "Estamos muito empenhados em ajudar toda a população. O tempo deu uma trégua possibilitando realizarmos muitas descolagens e resgates. Estamos a mapear a região, para facilitar a coordenação com os bombeiros nas suas embarcações", complementa o militar.
Fonte: Agência Força Aérea
Adaptação: Pássaro de Ferro
Sem comentários:
Enviar um comentário