Sukhoi Su-27 da FA Russa |
A Rússia deu início ao aumento da sua presença militar na antiga república da União Soviética. Enquanto na Ucrânia se protesta contra a influência que a Rússia ainda tem no país, na Bielorrússia essa influência materializa-se para já em quatro Su-27SM3, que ficarão em princípio baseados em Lida, perto das fronteiras com a Polónia e Lituânia.
O destacamento com caráter de permanência estava já planeado e anunciado desde abril passado, quando foi divulgado pelo ministro da Defesa da Bielorússia.
A própria base será totalmente de utilização russa e faz parte da "defesa estratégica da União de Estados" segundo declarações do Vice-Chefe de Estado Maior da FA Russa Viktor Bondarev.
Apesar da reativação de antigos hábitos da era soviética, e da posição oficial das autoridades russas ser de que as mais recentes atividades da área da Defesa nada têm a ver com a instalação do polémico escudo de mísseis da NATO na Europa, a verdade é que o país dos czares tem trabalhado no fortalecimento da sua esfera de influência.
Os Su-27 destacados, são a versão modernizada, com nova motorização, glass cockpit e possibilidade de utilização de armamento de nova geração.
A Bielorússia retirou do ativo no final de 2012, os Su-27 da sua própria Força Aérea, numa decisão mal explicada e justificada.
Até 2015, o contingente russo na Bielorússia, será aumentado em termos de aeronaves e pessoal.
0 Comentários:
Enviar um comentário