IAI Kfir C10 da FA Colombiana Foto:USAF |
Com o negócio para a aquisição de Mirage F1M espanhóis dado como cancelado, a Argentina está atualmente a negociar com Israel a compra de18 Kfir Bloco 60.
Esta última atualização do caça envolve revisão total do motor General Electric J79, o reequipamento do aparelho com o novo radar AESA da Elta Systems EL/M-2052 e novos aviónicos incluindo ecrãs multi-funções (MFDs).
Segundo o site infodefensa.com o negócio rondará os 500M USD, com a entrega imediata de seis aeronaves e montagem das restantes doze na Argentina, com transferência de tecnologia. E é esta segunda parte do negócio que está a levantar algumas dúvidas, quanto à capacidade da Fábrica Argentina de Aviones para realizar as modificações necessárias.
Entretanto, Londres já fez chegar a Tel-Aviv as suas preocupações com o território insular das Falklands/Malvinas, reclamado pela Argentina à longos anos. O Ministério da Defesa britânico terá por isso exigido saber em detalhe a eletrónica com que serão fornecidos os caças.
A exploração de petróleo nas Falklands/Malvinas, veio aguçar ainda mais as pretensões argentinas e as preocupações britânicas.
0 Comentários:
Enviar um comentário