C-17 Globemaster III com as cores Kuwaitianas em Long Beach Foto:Michael Carter |
A Boeing ainda não anunciou oficialmente nenhuma encomenda do Kuwait, mas o fotógrafo de aviação Michael Carter registou um C-17 pintado com o mesmo esquema de pintura de alta visibilidade usado pelos C-130 daquele país do Golfo Pérsico, à saída das instalações da Boeing em Long Beach, Califórnia. O número de cauda é KAF-342.
A Agência de Cooperação para a Defesa e Segurança (DSCA) que regula a exportação de material militar dos EUA, havia entretanto notificado o Congresso em abril de 2013, acerca desta possibilidade.
Já no Reino Unido, pondera-se a aquisição de uma nona unidade do C-17 Globemaster III, o que deixaria a Royal Air Force muito perto da dezena de aparelhos inicialmente prevista. Entretanto a Boeing reservou treze unidades "por encomendar", a produzir até 2015, para quando está previsto o encerramento da linha de montagem. O representante do fabricante para África e Médio Oriente Paul Oliver referiu que os aparelhos estão "reservados para três potenciais clientes", sendo que o interesse dos Emirados Árabes Unidos, Árabia Saudita e Kuwait é conhecido publicamente.
Ainda a Índia é reportada como interessada em expandir a sua encomenda de Globemasters, mas é pouco provável que tome decisões em tempo útil de se tornar um candidato ao referido lote de aeronaves. Há no meio de todo o processo também o fator bluff, quando Oliver diz que "não sabe qual o cliente que vai ficar descalço", embora a frase possa conter também uma verdade subjacente.
Fonte: Defense Industry
Tradução e adaptação: Pássaro de Ferro
0 Comentários:
Enviar um comentário