Dassault Rafale M da Marinha francesa |
A 10 de janeiro de 2014 foi assinado o contrato no valor de 1000M EUR, pelo ministro da Defesa francês Jean-Yves le Drian e o CEO da Dassault Eric Trappier, para o desenvolvimento do Rafale F3R.
O Rafale F3R incluirá integração completa da bomba inteligente SBU-64 com guiamento por laser/GPS AASM, bem como o míssil de longo alcance ar-ar Meteor, além de melhoramentos no sistema de auto-defesa SPECTRA da Thales, IFF Modo 5 completo e atualizações no sistema de navegação, sistemas de transmissão de dados e radar.
Simultaneamente, a DGA anunciou um contrato de 119 M EUR com a Thales Optronics, para o desenvolvimento do novo designador laser Damocles-NG para o Rafale F3R, que prevê a entrega de 45 pods até 2019.
O pod designador a laser Damocles da Thales |
As encomendas do Rafale francês situam-se nas 180 unidades, com 126 aeronaves já entregues: 39 Rafale M (monolugares da Marinha), 41 Rafale B (bilugares da Força Aérea) e 45 Rafale C (monolugares da Força Aérea).
No exterior não há por enquanto Rafale operacionais, apesar do modelo ter ganho o concurso na Índia, não tendo tido a mesma sorte no Brasil, onde perdeu para o sueco Gripen.
Fonte: Defense Industry
Tradução e adaptação: Pássaro de Ferro
0 Comentários:
Enviar um comentário