Saab JAS39 Gripen da FA Húngara |
Os Gripen da Hungria passarão a fazer parte do controlo do espaço aéreo da Eslovénia, no seguimento de um acordo assinado entre o ministro da Defesa húngaro Csaba Hende e o seu homólogo esloveno Roman Jakic, na base aérea de Kecskemét na sexta-feira passada.
A Itália tem vindo a desempenhar a tarefa sozinha, passando agora a revezar-se com a Hungria na proteção do espaço aéreo da Eslovénia, que não possui meios próprios para o fazer.
Quando a Eslovénia aderiu à NATO em 2004, optou por garantir a proteção do seu espaço aéreo em cooperação com os seus aliados, em vez de adquirir caças para a sua Força Aérea. É nesse âmbito por isso que Itália e Hungria a partir de agora realizam a tarefa.
Ao contrário do que sucede nos países bálticos e Islândia, em que os aliados NATO também asseguram o policiamento aéreo, na Eslovénia a missão não exige destacamento de meios, sendo a vigilância feita a partir das bases onde estão estacionados normalmente os caças.
A provar a efetividade do sistema, uma demonstração foi realizada, com a notificação da descolagem de uma aeronave não identificada a partir de Ljubljana na Eslovénia. Dois Gripen intercetaram a aeronave sobre a parte ocidental da Hungria e escoltaram-na até Kecskemét.
Hungria e Eslovénia têm já um acordo de entendimento e cooperação relativamente ao controlo de espaço aéreo desde 1996, que permitia aeronaves militares desarmadas entrar mutuamente no espaço aéreo dos países, desde que com notificação prévia. Estas restrições foram agora levantadas com o novo acordo.
Fonte: Ministério da Defesa Húngaro
Tradução e adaptação: Pássaro de Ferro
0 Comentários:
Enviar um comentário