O Exército alemão recebeu no dia 6 de março, o último dos 12 helicópteros de combate Tiger melhorados para missões no Afeganistão, onde serão utilizados para apoio a forças terrestres, proteção de colunas militares e operações de reconhecimento.
A apresentação do aparelho, que assinala um marco, ocorreu durante uma cerimónia no Regimento 36 de Helicópteros de Combate, realizado nas instalações da Airbus Helicopters, em Donauwörth, Alemanha.
Ficaram deste modo completos os três lotes de quatro helicópteros de ataque Tigre UHT, todos transformados para a configuração ASGARD (Afghan Stabilization German Army Rapid Deployment), através dum programa iniciado no final de 2011, com base num acordo assinado entre a Airbus Helicopters e o Ministério Federal da Defesa alemã. A configuração ASGARD inclui a instalação de filtros de partículas e blindagem balística adicional, bem como a incorporação de um gravador de dados de missão e equipamentos avançados de comunicações aperfeiçoado para as missões multinacionais.
As forças armadas alemãs começaram a usar o primeiro helicóptero Tiger UHT transformados para a configuração ASGARD em dezembro de 2012, arrancando as operações um mês depois, em Mazar-i-Scharif.
Até ao momento, os aparelhos na configuração ASGARD acumularam mais de mil horas de voo ao serviço das Forças Armadas alemãs, demonstrando alta fiabilidade e eficácia no cumprimento das missões, especialmente no apoio a tropas terrestres.
No total, a Airbus Helicopters entregou mais de 100 helicópteros Tiger em diferentes versões, para uso militar na Alemanha, França, Espanha e Austrália.
Os aparelhos acumulam um total de mais de 50.000 horas de voo, incluindo mais de 7500 horas em combate.
Fonte: AeroTendencias
Tradução e adaptação: Pássaro de Ferro
0 Comentários:
Enviar um comentário