Boeing E-3 Sentry com o seu radar superior bem em evidência |
Um avião E-3D Sentry de Alerta Aéreo Antecipado e Controlo (AWACS) da Royal Air Force (RAF) será enviado para monitorizar a crise na Ucrânia, segundo informação avançada pelo Ministério da Defesa britânico.
A aeronave será destacada de Waddington onde está normalmente baseada e irá passar a voar em espaço aéreo da Polónia e Roménia, para monitorizar a vizinha Ucrânia. Segundo a NATO, a aeronave não entrará em espaço aéreo ucraniano, nem tão-pouco russo.
O E-3 apesar de pertencer à RAF, estará ao serviço da NATO, que solicitou a aeronave, como modo de "aumentar a perceção situacional da Aliança".
Já no início da semana o Governo de Varsóvia anunciou ter solicitado aos EUA o reforço da presença militar na Polónia, que se traduzirá no envio de uma dúzia de F-16 e respetivo pessoal de apoio, um contingente de cerca de 300 militares, como medida de resposta à situação na Ucrânia. Adevem chegar a solo polaco até ao final da corrente semana. A procedência das aeronaves não foi revelada.
De recordar que já na semana passada as repúblicas bálticas membros da NATO solicitaram de igual modo um reforço do patrulhamento aéreo rotativamente efetuado pelos países aliados, que é nesta altura desempenhado por F-15C também americanos.
0 Comentários:
Enviar um comentário