Lockheed L-1011 Tristar. End of story! Foto: Michael Buckle.
No passado dia 24 de março, uma parelha de aviões Lockheed L-1011 Tristar da Royal Air Force (RAF) efetuou a sua última missão operacional. Foi o ponto final em 30 anos de operações ao serviço de Sua Majestade, a Rainha de Inglaterra, em diversas
situações e em cenários de conflito como o Iraque, Afeganistão, Líbia,
etc.
Nesta fotografia, a versão de transporte da RAF. Foto: Michael Buckle
Estes aviões, foram adquiridos após a Guerra das Malvinas, em 1982, com o objetivo de, progressivamente, substituir os também míticos Handley Page Victor, que já tinham um grande esforço nas suas asas e também o esforço de guerra nas Malvinas.
O Tristar iniciou a sua operação na RAF dois anos depois, em 1984. A
frota TriStar da RAF compreendeu um total de nove aviões, seis L-1011-500 adquiridos da British
Airways e modificados para o papel de reabastecimento em voo e mais três para o serviço de passageiros, provenientes da Pan Am.
Painel frontal do avião. Foto: Michael Buckle
Nesta foto são bem visíveis os três motores, a principal característica do Tristar e que lhe conferem uma elegãncia e beleza que se tornaram lendárias.
Foto: Gary Morris
Foto: Gary Morris
A retirada da frota de reabastecedores e de transporte TriStar, sucede
também à recente retirada de serviço de outros aviões de reabastecimento
aéreo da RAF, no caso o Vickers VC10, ocorrida em
setembro de 2013.
Como referimos, no dia passado dia 24 do corrente mês, ocorreu a última missão operacional do Tristar, testemunhada por largas centenas de entusiastas.
Os dois aviões partiram da Base Aérea da RAF em Brize Norton às 10:30h, com órgãos de comunicação e entusiastas a bordo. Os aviões tinham como "call sign": Fagin 11 (ZD948) e Fagin 12 (ZD950), sendo que voaram em formação até à zona de reabastecimento ar-ar 8, onde a eles se juntaram por quatro caças Typhoon e um Tornado para executarem a sua última e simbólica missão de reabastecimento aéreo. Uma vez completa a missão, a aeronave Fagin 12 regressa à sua base, em Brize Norton, enquanto o avião Fagin 11 efetuou diversas passagens nos aeródromos de Derby e Cambridge, antes deregressar e aterrar em Brize Norton pela derradeira vez.
ZD950 e caças Typhoon na última missão de reabastecimento. Foto: RAF
Cerimónia de despedida e retirada do Tristar. Foto: Paul Crouch
Bye Bye, Tristar! Foto: Michael Buckle
As quatro aeronaves restantes em Brize Norton (ZD948, ZD950, ZD951 e ZE705) foram compradase, tal como as restantes da frota da RAF, serão transformadas em sucata, a menos que alguma circunstância não prevista o impeça.
A330 Voyager. Foto: Michael Buckle
Esta substituição dos velhos Tristar ocorreu sob um programa de Private Finance Initiative (PFI ), nomeadamente pelo consórcio AirTanker é composto por cinco das principais empresas aeroespaciais; Airbus , Babcock , Cobham, Thales e Rolls- Royce, que, juntas, fornecerão à RAF a capacidade de reabastecimento ar-ar, transporte aéreo geral e especializado, através de aviões A330 Voyager, com previsão de operações até, pelo menos, ao ano 2035.
Fonte: Flight Global e outras
Tradução e adaptação: Pássaro de Ferro
0 Comentários:
Enviar um comentário