Lockheed Martin F-35A Lightning II |
A República da Coreia do Sul anunciou formalmente a decisão de escolher o Lockheed Martin F-35 Lightning II para o seu programa de aquisição F-X.
"Sentimo-nos honrados e gostamos da confiança que a República da Coeria depositou no caça de 5ª Geração F-35, para corresponder às suas exigências de segurança. Estamos ansiosos por colaborar na discussão entre os governos da República da Coreia e EUA, para obter um acordo final durante este ano" disse Orlando Carvalho, vice-presidente executivo da Lockheed Martin Aeronautics. "Esta decisão reforça e estende a nossa colaboração de longa data, ao mesmo tempo que reforça a estabilidade através do teatro da Pacifico- Asiático".
No seguimento de um processo de avaliação exaustivo para o programa F-X, a República da Coreia torna-se o terceiro país a adquirir o F-35 através das Foreign Military Sales dos EUA, depois do Japão e Israel.
A encomenda preliminar da Coreia do Sul inclui 40 unidades F-35A (de descolagem e aterragem convencionais), com entrega prevista a partir de 2018.
A escolha do F-35 em detrimento do F-15SE, não está isenta de polémica, já que a Boeing se queixa de ter sido a única a apresentar uma proposta dentro das especificações do anterior concurso F-X, anulado em setembro de 2013.
A decisão pela escolha do F-35 para substituir as envelhecidas frotas F-4 e F-5 parece agora ser final e as negociações entre EUA e Coreia do Sul irão definir preços e especificações técnicas das aeronaves, a construir em Fort Worth.
0 Comentários:
Enviar um comentário