F-16 turcos com configuração ar-ar de armamento Foto: FA Turca |
Hoje 23 de março de 2014 ao fim da manhã, a Força Aérea Turca abateu um caço sírio na região de fronteira de Kassab, no noroeste do país.
Segundo o comunicado das Forças Armadas turcas, dois aviões de combate sírios foram detetados pelos radares turcos enquanto voavam em direção à fronteira coma Turquia. Depois de receberem um aviso, um dos aparelhos inverteu a rota, enquanto o segundo prosseguiu. Foram então enviados F-16 para neutralizar o caça com mísseis ar-ar, quando este entrou em espaço aéreo turco. Segundo a imprensa turca tratava-se de um aparelho de fabrico soviético MiG-23.
Erdogan, Primeiro-ministro turco atualmente em campanha política, afirmou que "a resposta será forte se alguém violar o nosso espaço aéreo", em discurso aos seus partidários.
De acordo com várias fontes sírias locais, o piloto do MiG-23 logrou ejetar-se, ao contrário das afirmações turcas, tendo-se despenhado a aeronave em território sírio.
Ao que consta, a parelha de MiG-23 encontrava-se numa missão de ataque ao solo, em apoio às forças leais ao presidente Bashar Al-Assad, contra as forças rebeldes, em luta pelo posto de controlo fronteiriço de Kassab.
Damasco já reagiu e considera a ação dos F-16 turcos como uma "agressão flagrante", denunciando o apoio aos "grupos de terroristas".
Desde que um F-4 Phantom II turco foi abatido em 2012 por forças sírias, que a Turquia adotou uma política de intransigência relativamente a aeronaves sírias, tendo abatido já em setembro passado um helicóptero também em região fronteiriça.
Fonte: DefensAero
Tradução. Pássaro de Ferro
1 Comentários:
http://www.publico.pt/mundo/noticia/aviao-militar-sirio-abatido-junto-a-fronteira-com-a-turquia-1629396
Enviar um comentário