O Super Lynx Mk.95 do destacamento Blackjack da EHM Foto: Marinha Portuguesa |
Teve início no dia 6 de março o exercício multinacional Saharan Express 2014, que inclui forças aeronavais africanas, europeias e dos EUA. Portugal está presente através da fragata NRP Bartolomeu Dias, que inclui o destacamento "Blackjack" da Esquadrilha de Helicópteros da Marinha, com um Super Lynx Mk.95.
Fragata Bartolomeu Dias atracada no Mindelo Foto: Marinha Portuguesa |
O exercício, levado a cabo nas águas da costa ocidental de África, tem como objetivo melhorar as práticas de cooperação, táticas e trocas de informação entre as nações participantes, de modo a elevar os níveis de segurança marítima na região. O exercício é composto de uma fase preparatória em terra e uma segunda fase no mar com a duração de uma semana, que se desenrolará em duas áreas perto das costas de Cabo Verde e do Senegal. Durante esse segundo período, serão levadas a cabo ações de treino compreendendo visitas, abordagens, buscas e apreensões, resposta médica, comunicações rádio e trocas de informação através dos centros de operações marítimas.
Aterragem do Lynx no NRP Bartolomeu Dias Foto: Marinha Portuguesa |
A força composta por um total de 11 navios executará táticas e técnicas
realistas dentro de cenários de antipirataria e contraoperações de
tráfico ilícito, bem como ações de combate à pesca ilegal.
Um P-3C CUP+ da Força Aérea Portuguesa participa também no exercício a partir do aeroporto da cidade da Praia em Cabo Verde.
Um P-3C CUP+ da Força Aérea Portuguesa participa também no exercício a partir do aeroporto da cidade da Praia em Cabo Verde.
O exercício Saharan Express 2014 é realizado anualmente, sendo já o quarto da série a realizar-se. Nele participam além de Portugal, Marrocos, Mauritânia, Cabo Verde, Senegal, Libéria, França, Espanha, Países Baixos, Reino Unido e EUA.
2 Comentários:
A Força Aérea tambem participa com um P-3C destacado no Aeroporto da cidade da Praia
Adendado coma informação. Obg e cumprimentos.
Enviar um comentário