O novo capacete HMIT em uso nos F-16 Bloco 30 da 177FW da ANG Foto: 177FW |
Para os pilotos, voar a 30.000 pés de altitude, a velocidades de mais de 1000 mph (1600 km/h), nem sempre é uma tarefa fácil. Mas para os pilotos de F-16 Bloco 30 da 177 FW da Air National Gurad (ANG), as suas fuções são agora cumpridas de modo mais eficiente, graças à nova tecnologia dos seus capacetes.
O Maj. Tom Still da 177 FW disse a propósito: "(O novo capacete) ajuda-nos. Acelera o processo quando estamos a voar as nossas missões."
O Helmet Mounted Integrated Targeting (HMIT) permite aos pilotos selecionar alvos no ar ou na superfície, apenas olhando através de um monóculo de vidro. O SMor Jason Gioconda explicou:"todas as imagens estão à frente deles (pilotos) todo o tempo".
As imagens projetadas no monóculo do HMIT Foto: 177FW |
"Antes, se eu visse um possível alvo e quisesse ter informação acerca, por exemplo, da altitude, velocidade, par ao conseguir saber, teria que manobrar o meu avião para o apontar ao alvo e ter informação do radar, o que demoraria sempre algum tempo. Agora, se eu vejo um alvo através do HMIT, basta "bloquear" o alvo o que é um processo bastante rápido" disse o Maj. Still.
O Maj. Still refere que tecnologia já está em uso na 177 FW há alguns meses. " Podemos voar com eles à noite, com os NVG (óculos de visão noturna), enquanto antes, com o anterior JHMCS não o poderíamos fazer. Por isso agora temos toda a informação no nosso visor, não só de dia, mas também de noite, o que é uma capacidade muito "fixe" de se possuir" explica o Maj. Still.
Fontes oficiais dizem que cerca de 30 pilotos estarão a usar esta nova tecnologia, que se diz custar 80.000 USD por unidade, assim que todos os F-16 sejam equipados com a tecnologia necessária para ligar os capacetes.
"Ainda estamos a meio da modernização, mas em breve todos os pilotos aqui em Atlantic City serão qualificados e estarão a usar o novo capacete diariamente." terminou Still.
Os pilotos da 177FW foram os primeiros de F-16 nos EUA a receber os novos capacetes comprados com as verbas aprovadas pelo Congresso, mas outras unidades se seguirão.
Fonte: NBC40
Tradução e adaptação: Pássaro de Ferro
0 Comentários:
Enviar um comentário