Imagem do avião destruido na Venezuela. Créditos na imagem.
Um avião Learjet 25 procedente do Brasil foi intercetado por aeronaves da Venezuela, na passada sexta-feira, dia 11 de abril e, aparentemente destruído.
A aeronave teria descolado de Breves, no estado do Pará, e chegou à Venezuela pela Guiana. O avião brasileiro estava com o transponder (equipamento que identifica a aeronave) desligado e não tinha plano de voo. O avião, depois de intercetado, chegou a pousar e o piloto e co-piloto conseguiram fugir. A aeronave foi destruída por fogo.
Ainda não se sabe se o fogo foi provocado pelo piloto e co-piloto ou por uma ação dos venezuelanos. A suspeita é de que o avião estava ao serviço de alguma atividade ilícita. O Ministério da Defesa confirmou ao jornal GLOBO a interceção do avião brasileiro na Venezuela.
A Polícia Federal e o Itamaraty estão a diligenciar no sentido de apurar o caso.
Nota Oficial da Força Aérea Brasileira:
O Comando da Aeronáutica (COMAER) foi informado, ontem (10/4), pela Defesa Aérea da Venezuela, de que uma aeronave civil brasileira, modelo Learjet 25, matrícula PT-OHD, teria sido intercetada no espaço aéreo venezuelano, suspeita de envolvimento em atividades ilícitas.
Investigações preliminares feitas pelo COMAER mostram que a aeronave teria descolado do território brasileiro, sem plano de voo aprovado pelos órgãos de controle. O avião teria entrado no espaço aéreo venezuelano com o transponder desligado. O transponder é um dispositivo eletrónico que permite a comunicação da aeronave com radares de solo e com o controle de tráfego aéreo.
A identidade da tripulação e de eventuais passageiros da aeronave, assim como as outras circunstâncias do episódio, estão a ser apuradas pelas autoridades brasileiras.
Brasília, 11 de abril de 2014.
Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica.
Fonte: Parceria Cavok-Brasil/Pássaro de Ferro
0 Comentários:
Enviar um comentário