Super Étandard M |
O recorde absoluto de número de aterragens noturnas em porta-aviões foi batido no dia 4 de abril de 2014, no Charles de Gaulle da Marinha francesa.
Durante meio século os pilotos qualificados para missões noturnas, tradicionalmente chamadas "corujas", habituaram-se a manter registo desta disciplina muito particular, também descrita como "não sendo um desporto de massas". O piloto que contabiliza maior número de aterragens é chamado "Grão-Duque".
O "empossamento" do novo "Grão-Duque" Foto: Marine Nationale |
"Tino" um piloto de caça com 36 anos, atualmente com 2700 horas de voo, alcançadas na noite de 4 de abril, realizou a sua 221ª aterragens noturna em porta-aviões, num Super Étandard Modernizado. Roubou assim o título de "Grão-Duque" ao ex-piloto "Pym", de que foi portador durante mais de uma década.
Além do performance individual, que reflete uma capacidade notável e sobre tudo muitos anos passados a bordo de porta-aviões, é também um feito comum de saudar. Pilotos, técnicos, preparadores de missão e guarnição do navio, trabalham dia e noite para colocar e operação o Grupo Aéreo Embarcado que inclui Super Étandard Modernizado, Rafale e E-2C Hawkeye em todos os mares do mundo.
O feito obtido em Super Étandard, um avião que em breve completará a sua carreira operacional, após 40 anos de serviço, reflete a experiência acumulada pela aviação embarcada nas operações noturnas, que constituem o coração da projeção de força sobre a terra e sobre o mar.
O porta-aviões Charles De Gaulle e o seu Grupo Aéreo estão atualmente no mar para a primeira fase da Escola de Aviação Embarcada (EAE), que permite qualificar três pilotos para aterragens diurnas e outros três para aterragens noturnas. A Segunda fase destina-se ao treino de jovens qualificados e à reciclagem de pilotos experientes.
0 Comentários:
Enviar um comentário