A formação de seis CF-18 à partida para a Europa Foto: Jean-Roch Chabot/RCAF |
Meia dúzia de caças CF-18 deixaram a sua base em Bagotville, Canadá, com rumo à Roménia. Os aviões de guerra irão reforçar as operações de policiamento aéreo no leste da Europa, enquanto a crise na Ucrânia continua em escalada.
Já na segunda-feira caças Typhoon e Rafale, britânicos e franceses, respetivamente, reforçaram os meios disponíveis na Lituânia e Polónia, tal como o Pássaro de Ferro noticiou.
Para apoiar as operações dos CF-18 do 425 TFS, seguiram também para a Roménia, mais de duas centenas de militares.
Pessoal de apoio no embarque para a Roménia Foto: Jean-Roch Chabot/RCAF |
CC-150 Polaris na descolagem com o contingente Canadiano Foto: Jean-Roch Chabot/RCAF |
"Isto sucede em resposta à situação que se vai desenrolando lá (na Ucrânia) e francamente, de um modo mais geral pela preocupação que temos do que é o expansionismo e militarismo por parte da Rússia sob a presidência do Sr. Putin" disse a propósito Stephen Harper (primeiro-ministro canadiano) há duas semanas, quando se reuniu com o chefe militar do país, Gen. Tom Lawson. "Acredito que isto é uma ameaça de longo prazo à paz e segurança global e estamos sempre preparados para colaborar com os nossos aliados na NATO ou em qualquer outro lugar".
O Canadá está também empenhado em tomar parte nos exercícios liderados pelos EUA, marcados já há bastante tempo para terem lugar em julho próximo na Ucrânia, designados Rapid Tridente 2014. O Governo canadiano não adiantou contudo a dimensão e profundidade do envolvimento canadiano no exercício.
0 Comentários:
Enviar um comentário