F-16AM jordano Foto: Jim Greenhill/USAF |
O Paquistão recebeu no dia 27 de abril, na base aérea de Mushaf Mir, o primeiro lote de cinco F-16 ADF proveniente da Jordânia, pertencentes a um total de 13 previstos em contrato assinado entre os dois países. Com a inclusão destas aeronaves, a força de F-16 paquistanesa sobe para 76 unidades.
Segundo as informações que circularam acerca do negócio, o Paquistão comprou uma esquadrilha completo à Jordânia, consistindo de 11 modelos A (monolugares) e dois modelos B (bilugar). Segundo fontes oficiais, as aeronaves estavam alegadamente em muito bom estado.
F-16 paquistaneses Foto: Lawrence Crespo/USAF |
O Paquistão tem ainda pendentes a aquisição de 60 kits de modernização MLU para a sua frota de modelos A/B orçados em 1300M USD, sendo os trabalhos de modernização maioritariamente realizados pela BAE Systems britânica, a Lockheed Martin e Northrop-Grumman. Os motores das células A/B serão também modernizados, uma operação que deverá custar 151M USD.
Está também pendente de aprovação por parte dos EUA ainda a aquisição de 36 F-16 Bloco 50/52 no valor de 3000M USD e armamento (ar-ar e ar-terra) e material de apoio no valor de 650M USD.
De notar que o Paquistão foi o primeiro país a demonstrar interesse na aquisição das células que Portugal disponibilizou no mercado, e que viriam a ser adquiridas pela Roménia em acordo assinado em 2013.
0 Comentários:
Enviar um comentário