O primeiro de 36 F-16 destinados ao Iraque Foto: Lockheed Martin |
Depois do primeiro voo, a Lockheed Martin entregou em cerimónia oficial a 5 de junho de 2014, realizada em Fort Woth, EUA, o primeiro de 36 F-16 destinados à Força Aérea Iraquiana.
O aviões estão a ser produzidos mediante um contrato do Departamento de Defesa dos EUA e estão a ser montados de acordo com as necessidades específicas da FA Iraquiana. O contrato inclui ainda equipamentos de missão e um pacote de apoio fornecido pela Lockheed Martin e outras empresas americanas e estrangeiras.
O embaixador iraquiano nos EUA Lukman Faily no discurso de entrega do 1º F-16 Foto: Lockheed Martin |
"O Iraque junta-se a 27 outras nações à volta do globo que confiam nas capacidades do F-16 Fighting Falcon para manter a paz e segurança" disse Orlando Carvalho, vice-presidente executivo da Lockheed Martin Aeronautics. "Estamos orgulhosos de desempenhar um papel na defesa de uma nova democracia e esperamos fortalecer a nossas cooperação com o Iraque".
O F-16 Fighting Falcon celebra no corrente ano 40 anos de evolução, continuando a ser o mais seguro e eficaz caça multi-role de 4ª Geração no mundo. O F-16 continuará ainda a ser a espinha dorsal da USAF durante os próximos anos, garantindo por isso a sustentabilidade ao longo da vida útil do programa de F-16 no Iraque.
Mais de 4540 F-16 foram entregues até hoje, estando a produção prevista até pelo menos 2017, com atualizações constantemente a ser incorporadas em todas as versões do notável caça.
0 Comentários:
Enviar um comentário