Um bonito "par de jarras" para ter lá em casa |
Um Hawker Siddley Harrier GR3 de 1976 e um Panavia Tornado F3 de 1988 estão à venda através de leilão, sem valor de reserva. Os dois jatos que marcaram época ao serviço da Royal Air Force podem agora terminar nas mãos de colecionadores privados.
A venda decorre este fim-de-semana através da Silverstone Auctions em Northampshire, Reino Unido.
Hawker Siddley Harrier GR3 |
O Harrier, primeiro caça a jato de descolagem e aterragem vertical, foi um dos símbolos da Guerra Fria, tendo combatido também nas Falklands, na guerra que opôs os britânicos à Argentina em 1982. Está praticamente em condições de voo e inclui a cadeira ejetável. A empresa responsável pelo leilão refere que o "jump jet" foi conservado em condições de "quase cápsula do tempo" e "possui potencial sério para voltar a voar".
Panavia Tornado F3 |
Já o Tornado F3, caça de superioridade aérea, foi retirado de serviço com cerca de 3000 horas de voo, e será provavelmente a única vez que existirá um disponível em leilão, já que a restante frota foi toda conduzida para museus, ou destruída como sucata.
Não foram anunciados preços de referência, já que a raridade das aeronaves torna os valores "quase impossíveis de avaliar", segundo a leiloeira. Nick Whale, diretor da Silverstone Auctions disse:"nunca oferecemos nada parecido antes e é um privilégio poder disponibilizar um dos melhores, senão o melhor Harrier do mundo". Acrescentando ainda: "vendemos um eclético leque de veículos históricos no passado, mas estes são realmente um dos mais entusiasmantes até à data".
O cockpit do Harrier GR3 está praticamente completo, incluindo a cadeira |
Os colecionadores dizem tratar-se duma "oportunidade única" para adquirir peças da "história de RAF"
Fonte: BBC
Tradução e adaptação: Pássaro de Ferro