Sabb JAS39 Gripen |
A Saab está a oferecer 100% de transferência de tecnologia para fornecer os seus caças JAS39 Gripen à Força Aérea Indonésia, segundo um executivo da empresa sueca confidenciou à agencia Janes’s.
Será uma oferta semelhante à que foi feita à Índia e Brasil.
A Indonésia possui indústria aeronáutica local, apesar de ter estado focada até agora em aeronaves de transporte (CN235 e C212) e helicópteros (AS332). Assim sendo, se o sudeste asiático é uma zona de interesse da Saab, faz sentido ter um parceiro local, que possa construir infraestruturas e executar manutenção avançada.
Tomado no início como o parente pobre da Geração 4+, o Gripen ameaça tornar-se um sucesso de vendas, muito por culpa do preço apresentado, estimado na gama de 40/60M USD por unidade, contra os 60/120M USD da concorrência, bem como o custo anunciado por hora de voo.
O único caça que poderia competir na mesma gama de preços e tecnologia, eventualmente seria o F-16, que começa a sofrer de desinvestimento por parte do fabricante Lockheed Martin, mais interessado em vender o ultra dispendioso F-35 de 5ª Geração.
Sem concorrência direta dentro dos mesmos parâmetros, o caça sueco tem razões para sorrir nos anos que se aproximam.
0 Comentários:
Enviar um comentário