Foto: Lockheed Martin
A Força Aérea dos Estados Unidos está a avançar com um importante esforço para estender a vida útil de 300 caças Lockheed Martin F-16C/D como "medida paliativa" até que o F-35 Lightning II esteja operacional em número suficiente.
O objetivo é prolongar a vida útil dos aviões de 8.000 para 12.000 horas de voo, submetendo as aeronaves a testes estruturais e realizando atualizações para "Blocos" mais recentes.
Como parte deste programa, a Lockheed Martin completou uma série de testes de durabilidade numa unidade Bloco 30 e está em fase de conclusão de identicos testes, em grande escala, num F-16C Bloco 50, que começaram em dezembro de 2012.
Estes testes deverão estar completos no primeiro trimestre de 2015 e estão a ser feitos esforços para diminuir o tempo de intervenção nos aviões.
As aludidas intervenções visam também perceber o que se passou com alguns aviões F-16D, que frecentemente foram forçados a suspender a operação devido a problemas estruturais nas longarinas.
O programa prevê que os kits de modificação serão adquiridos em 2017 com a instalação a iniciar-se no ano seguinte. Até lá, as operações devem centrar-se na realização de testes estruturais nos kits tanto no solo como em voo e decorrerão até 2016.
Fonte: FG
Tradução e adaptação: Pássaro de Ferro
1 Comentários:
Grande f-16 ainda está para as voltas.
Enviar um comentário