NH90 |
A ministra da Defesa alemã chegou a acordo com a NHI Industries na renegociação de um contrato para aquisição de 120 helicópteros NH90, para as forças armadas do país, no seguimento de cortes anunciados em março de 2013. O contrato orçado em 8500M EUR, inclui 80 helicópteros para o Exercito e 18 para a Marinha. 22 unidades ficarão como opcionais, que os alemães propõem colocar à disposição dos demais países europeus, como recurso partilhado com base na Alemanha.
A ideia vem no seguimento de outras (por exemplo aviões de reabastecimento) dentro do conceito de pooling & sharing em desenvolvimento dentro da União Europeia, que permita não só aos países menores utilizar recursos que sozinhos não poderiam custear, como também potenciar os recursos existentes, uniformizar frotas e procedimentos.
O projeto recebeu o nome Unidade Multinacional de Helicópteros e o Governo alemão assegura que já vários países europeus demonstraram interesse na iniciativa.
De recordar que Portugal teve uma encomenda de 12 helicópteros NH90 para equipar a Unidade de Aviação Ligeira do Exército, que foi finalmente cancelada após vários anos de indecisões e atrasos, em consequência dos cortes na Defesa, no seguimento do resgate financeiro de que o país foi alvo.
0 Comentários:
Enviar um comentário