Segundo notícia veiculada pela agência noticiosa oficial iraniana Fasr, Teerão iniciou a produção em massa do caça Saeghe (raio), desenvolvido localmente.
Apesar de claramente baseado no F-5 também em uso na Força Aérea do país, com algumas nuances de F/A-18, ao contrário do Qaher F-313, é mesmo um avião a sério, tendo sido mostrado em voo de formação com um F-5F. Ainda segundo fontes oficiais iranianas, as performances em voo e de equipamentos, são mesmo equiparadas às dos F/A-18C, embora não seja possível para já avaliar a a veracidade destas afirmações.
Segundo a agência de notícias Fars, o país persa tem atualmente já "várias esquadras" operacionais equipadas com o novo caça. Revelado inicialmente em 2007, até à divulgação da notícia, acreditava-se que apenas três Saeghe estariam em operação, na Esquadra 23 sedeada em Tabriz no noroeste do Irão.
Embora não haja dados oficiais, a imprensa iraniana adianta que um total de 24 unidades dos 141 F-5E/F fabricados na década de 70 e entregues à FA Iraniana, deverão ser transformados para o novo padrão Saeghe pela HESA.
0 Comentários:
Enviar um comentário