O Sukhoi Su-27 alegadamente através do sensor do P-3C Cup+ dos Lobos Imagem: Vídeo FAP |
O vídeo de uma alegada interceção de um Su-27 a um P-3C da FAP, ontem divulgado pelo site de aviação "The Aviationist" e que o Pássaro de Ferro partilhou, tem estado a causar sensação por toda a comunidade aeronáutica nacional e internacional, devido à clareza e (até) beleza das imagens.
Apesar de terem surgido algumas dúvidas quanto à legitimidade e veracidade das mesmas, que são atribuídas à Esquadra 601 - Lobos, o vídeo já chegou até ao jornal internacional Business Insider, que o partilhou nas redes sociais, à semelhança de muitos outros milhares de particulares, sites e blogues de aviação.
As imagens terão alegadamente sido colhidas durante o destacamento dos Lobos no Báltico, altura em que a Força Aérea Portuguesa assegurou o patrulhamento aéreo na zona.
Além dos F-16 das esquadras 201 e 301, a cumprir missões de interceção, a Esquadra 601 destacou um P-3C Cup+ Orion, que realizou 13 missões de patrulhamento sobre o Mar Báltico, num total de 90 horas de voo.
Durante estas missões, segundo um comunicado anterior da Força Aérea Portuguesa, foram "identificados e classificados vários meios, aéreos e marítimos, de nacionalidade russa".
Os P-3C Cup+ da FAP são atualmente uma das melhores plataformas de ISR (Intelligence, Surveillance and Reconaissance) a atuar na Europa. A Esquadra 601 - Lobos opera cinco destes modelos, a partir da Base Aérea nº11 em Beja.
O vídeo completo mais uma vez:
2 Comentários:
Não se consegue ver o video, dá uma mensagem a dizer que é um video privado!
As definições do vídeo original devem ter sido alteradas.
Já trocámos a fonte. Obrigado pelo comentário. Cumps.
Enviar um comentário