Sistema FLAADS da MBDA |
O Ministério da Defesa britânico está empenhado em reforçar a proteção antiaérea nas ilhas Falklands com um novo sistema de mísseis da MBDA, no valor de 228M GBP, de potenciais ameaças argentinas.
O equipamento militar argentino é praticamente o mesmo da guerra que opôs os dois países em 1982, devido por um lado aos embargos que se sucederam à guerra e às crises financeiras que se têm sucedido no país sul-americano. Recentemente contudo, e após revelada a intenção por parte dos argentinos, de adquirir caças Gripen de última geração, fabricados no Brasil, o Reino Unido fez saber que bloquearia toda a tecnologia britânica que equipa os caças. Foi após este episódio que surgiu a notícia da intenção de aquisição dos Su-24 pela Argentina à Rússia, o que foi entendido no Reino Unido como um risco sério à sua soberania, no arquipélago também designado por Malvinas.
O sistema móvel de lançamento de mísseis FLAADS |
O sistema FLAADS (Future Local Area Air Defence System) de mísseis terra-ar, é baseado em unidades móveis e é o pretendido para substituir as baterias de mísseis Rapier atualmente em uso nas Falklands, muito eficientes, mas já algo ultrapassados.
Já os mísseis FLAADS, de que o Reino Unido financiou o desenvolvimento, conseguem atingir velocidades da ordem dos 1000 m/s, sendo capazes de garantir proteção contra aeronaves supersónicas e mísseis de cruzeiro, mas não estarão operacionais antes de 2016.
0 Comentários:
Enviar um comentário