A foto apensa tem ao longo do tempo colocado muitas reticências acerca da sua veracidade. Mesmo se divulgada numa época em que as artes de "Photoshop" eram ainda arcaicas.
Além disso, mesmo que considerada verdadeira, a sua localização temporal e espacial tem sido várias vezes distorcida, bem como alegadas sequelas da realização da manobra, para a tripulação. A legenda integrada na imagem que apresentamos, está completamente incorreta e na verdade quando a foto foi captada, o porta-aviões USS John C. Stennis ainda nem tinha começado a ser construído.
A foto foi na verdade colhida em 1988 a bordo do porta-aviões USS America, entretanto decomissionado [NR: um novo porta-helicópteros como nome USS America foi comissionado no fim de 2014]. O piloto do F-14 registado na foto, era o CMG. Dale Snodgrass e, segundo reza a história, não foi castigado pelo feito. Em 1998, quase dez anos após o sucedido, escreveu a propósito o CMG. Snodgrass:
"Fico admirado que depois de nove anos, esta foto ainda seja escrutinada com tanto fervor. A foto é de facto real. Foi tirada durante um airshow para familiares a bordo do USS America, no verão de 1988. Eu era Oficial Executivo do VF-33 e o Comandante do USS America era JJ Coonan. Foi a minha passagem de abertura para a demo de F-14. (...) Esta foto tem na verdade uma qualidade surrealística. Acredito que seja devido à distância focal da câmera usada. Não há dúvida que esta passagem foi uma manobra agressiva a baixa altitude, contudo foi briefada com o Comandante de Ala, que era o CMG JL Johnson. Atualmente [em 1998] é o Chefe de Operações Navais. Na verdade, o oficial no convés com as mãos atrás das costas é o Chefe de Operações Navais.
A foto foi tirada por Sean E. Dunn, que serviu a bordo do America de maio de 1987 a dezembro de 1989"
0 Comentários:
Enviar um comentário