Mirage 2000-5F da Esquadrilha das Cegonhas e os "Blackjack" russos |
O Armée de L'Air (Força Aérea Francesa), divulgou já imagens de dois bombardeiros russos Tupolev Tu-160, interceptados esta tarde no Golfo da Biscaia.
Antes ainda foram seguidos pelas parelhas de alerta da Royal Air Force em Lossiemouth e Coningsby (Typhoon FGR4), quando contornavam o norte da Escócia e costa ocidental da Irlanda.
Imagens da intercepção pela RAF |
Os bombardeiros estratégicos supersónicos da Força Aérea Russa, conhecidos no Ocidente como "Blackjack", inverteram a rota já no Golfo de Biscaia, acompanhados por uma parelha de alerta francesa, constituída por dois Mirage 2000 da famosa "Esquadrilha das Cegonhas".
Um avião tanque KC-135 francês esteve também afecto à operação de intercepção e acompanhamento, de modo a prestar apoio aos dois caças, na eventualidade dos bombardeiros se demorarem tempo superior à autonomia dos Mirage. O mesmo havia já sucedido no Reino Unido, no caso um A330 Voyager da RAF, que descolou de Brize Norton para apoio aos Typhoon.
French AF KC-135 MARCOT28 with French QRA tracking the two bombers pic.twitter.com/eZKGI2HdIK— Mil Radar (@MIL_Radar) 9 February 2017
UK QRA: RAF Voyager ZZ336 Q9R62 scrambled from Brize Norton pic.twitter.com/MjEe4Zmb88— Mil Radar (@MIL_Radar) 9 de fevereiro de 2017
Ao contrario do ultimo episódio semelhante, desta vez não chegaram ao espaço de jurisdição portuguesa. À hora que escrevemos esta noticia (16h30min), estão descritos como regressando ao Norte.
Os dois bombardeiros possuíam número de cauda RF-94100 e RF-94108 e mantiveram-se sempre em espaço aéreo internacional.
Grafismo: Daily Mail |
0 Comentários:
Enviar um comentário