|
Ontem 13 de Abril de 2017, o Pentágono anunciou finalmente o primeiro destacamento "de um pequeno número" de F-35A, a versão de aterragem convencional do Joint Strike Fighter, para exercícios de treino com os Aliados NATO.
Os caças de 5ª Geração pertencem à 388 FW de Hill, Uta, e partirão ainda este fim-de-semana dos EUA, mas o "roteiro" que irão cumprir na Europa não foi revelado.
"Este destacamento de treino significa um marco importante na progressão natural do programa F-35, permitindo à Força Aérea [dos EUA] demonstrar as suas capacidades operacionais do caça de 5ª Geração. (...) Também irá ajudar no aperfeiçoamento dos requerimentos para eventualmente basear o F-35A na Europa, o que está marcado para o início dos anos 2020", pode ler-se no comunicado de imprensa do Departamento de Defesa dos EUA.
Apesar de, tal como referido, não ter sido revelado o destino dos primeiros Lightning II deste destacamento, através deste comentário permite deduzir que uma das paragens deverá ser na base britânica de Lakenheath, onde está previsto virem a ficar baseada a primeira esquadra permanente de F-35A da USAFE.
É possível, ainda assim, que o destacamento passe por mais países, para participar em exercícios que irão decorrer nas próximas semanas.
Actualização 15/04/2017
F-35A Lightning II do 34th FS na aterragem em Lakenheath, Reino Unido Foto: Eric Burks/USAF |
Foto: Matthew Plew/USAF |
Tal como referido ontem, confirmou-se a base aérea de Lakenheath como o primeiro destino do primeiro destacamento operacional dos F-35A Lightning II na Europa. O comunicado oficial da USAFE confirma de igual modo a participação em vários exercícios a decorrer em países aliados, durante as próximas semanas, no âmbito das medidas de asseguramento da Defesa da Europa.
Foto: 100th ARW |
Foto: 100th ARW |
Fotos do reabastecimento em voo por um KC-135 da 100th ARW de Mildenall, USAFE Foto: 100th ARW |
Durante o voo ferry desde Hill no Utá, foram transferidos quase 200.000 kg de combustível pelos reabastecedores aéreos que apoiaram o voo.
Os destacamento, composto por seis F-35A foi ainda acompanhado por um C-5 Galaxy e um C-17 para transporte de equipamento e pessoal.
Vídeo da chegada a Lakenheath
0 Comentários:
Enviar um comentário