quinta-feira, 29 de junho de 2017

65 ANOS DA FORÇA AÉREA PORTUGUESA- BA6 ABERTA (M1905 - 42/2017)


No passado dia 25 de junho, iniciou-se a já habitual abertura das bases aéreas à população, inseridas nas comemorações de mais um aniversário - o 65º - da arma aérea nacional portuguesa.
Coube à Base Aérea nº6, no Montijo a honra de ser a primeira a abrir as suas portas.
A exposição estática de aeronaves, atividades das especialidades, aeromodelismo e uns quantos (poucos) voos das aeronaves baseadas naquela unidade, animaram o dia.
Ficam alguns registos captados pelo Paulo Fernandes, "enviado especial" do Pássaro de Ferro ao evento.
EH101 Merlin

C-130H ainda com marcas visíveis da sua passagem pelo Mali.

O C-130H que, ao que tudo indica, será substituído pelo KC-390...

A sempre presente EHM e os seus Lynx MK95.

O "Bisonte".

C295 à vertical.

Ver aviões. Estar perto deles...

Aeromodelismo. A aviação é uma paixão fiel, quase canina!

Passagem de um C-130H da Esquadra 501.

 Fotos: Paulo "Oneshootland" Fernandes
Edição: Pássaro de Ferro

terça-feira, 20 de junho de 2017

O FOGO, OS AVIÕES, A MENTIRA E A VERDADE (M1904 - 41/2017)

 Foto: Ejército del Aire

Hoje o dia fica marcado pela notícia - oficialmente desmentida - da alegada queda de uma aeronave de combate aos incêndios que, desde sábado passado, destroem a floresta na zona do Pinhal Interior 

     - pinhal interior é, em si mesmo uma designação falsa, na medida em que de pinhal pouco resta e deveria ser, sim "Eucaliptal Interior".

A notícia da alegada queda do Canadair, que muitos OCS difundiram e o Pássaro de Ferro partilhou, pelo que foi dito e afirmado pelas autoridades (ANPC e Governo), era falsa.
E assim sendo, ela engrossa uma tenebrosa lista de notícias falsas, disseminadas pelas redes sociais, por sites de notícias forjadas e pela onda catastrofista que, invariável e despudoradamente é cavalgada por interesses estranhos à verdade dos factos, motivados pela febre do protagonismo e dos hits que dão dinheiro.
É uma espécie de "condição abutre" que paira sobre a desgraça alheia, cobrindo-a com mais desgraça e pronta a chupar os cadáveres até aos ossos.
O papel dos órgãos de comunicação social sérios, como é o caso do Pássaro de Ferro, está, por isso, sobre permanente escrutínio e, evidentemente, exposto por inerência natural, digamos, às notícias falsas que por vezes são tremendamente "vestidas" de realidade e em que a voragem mediática frequentemente descarta os filtros devidos à sua depuração.
São tempos "estranhos" estes, proporcionados pela total abertura do espaço comunicacional, sobretudo o que assenta nas plataformas digitais globais, largada à vontade, às vontades mais variadas. Desde as mais sérias às mais estúpidas.
E a estupidez, infelizmente, está generosamente distribuída.

Edição: António Luís

segunda-feira, 12 de junho de 2017

COMEMORAÇÕES DO DIA DE PORTUGAL NO PORTO (M1903 - 40/2017)


Durante o fim de semana passado as Forças Armadas Portuguesas fizeram-se representar na invicta cidade do Porto para as comemorações de mais um 10 de junho - Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.


Na Avenida dos Aliados, em pleno e muy nobre coração da cidade capital do Norte, a Força Aérea manteve uma presença significativa, através da exposição de meios e aeronaves, nomeadamente ALIII, F-16 e Alpha Jet.


A presença destes meios, algo inusitada naquele local atraiu muitas pessoas quede uma forma tão simples e tão eficaz puderam ver de perto aeronaves que a maioria das vezes apenas vêem olhando para o céu. 


No dia 10 de junho, o habitual desfile militar comemorativo do dia de Portugal, que decorreu na zona da Foz, contou com a presença dos três ramos das Forças Armadas - Marinha, Exército e Força Aérea - desfile esse que foi sobrevoado com os meios aéreos ao serviço da arma aérea nacional Portuguesa.




Estas comemorações, para além do seu simbolismo, potenciam igualmente a relação que se deseja próxima e orgulhosa dos cidadãos relativamente às (suas) Forças Armadas. E essa proximidade e orgulho são tanto mais necessários porquanto o mundo se encontra numa situação tão ambígua e cheia de pontos de interrogação relativamente à sua paz e segurança.

Fotos: Rui Ferreira
Luís Neves

quinta-feira, 8 de junho de 2017

PORTUGAL APROVA AQUISIÇÃO DE KC-390 (M1902 - 39/2017)

KC-390 em largada de para-quedistas      Foto: Embraer


"Foi hoje aprovada uma Resolução do Conselho de Ministros que autoriza o início das negociações com a Embraer, Defesa e Segurança, S.A., para a aquisição de cinco aeronaves KC-390, com opção de mais uma, e um simulador de voo (fullflight simulator CAT D), para instalação e operação em território nacional.

A importância estratégica que a indústria aeronáutica pode desempenhar para o desenvolvimento económico nacional, enquanto indústria de elevado valor acrescentado com capacidade para estimular e valorizar o investimento em inovação, dinamizar a criação de redes de empresas de base tecnológica e a disseminação horizontal de tecnologias entre setores, promover o emprego qualificado e as exportações, justificou o envolvimento de Portugal, desde 2010, no projeto de desenvolvimento e produção do KC-390."

É este o texto que se pode ler no comunicado de Conselho de Ministros de 8 de Junho de 2017.
O KC-390 tem como finalidade substituir a frota de C-130H Hercules ao serviço da Força Aérea Portuguesa, nas missões de transporte táctico de pessoal e carga, lançamento de tropas para-quedistas.
A nova aeronave da Embraer, tem ainda capacidade de fornecer reabastecimento aéreo de combustível a aeronaves compatíveis, bem como o combate a incêndios florestais.

De recordar que as aeronaves C-130 da FAP, têm na sua generalidade quase 40 anos, estando actualmente na iminência de sofrer uma actualização dos sistemas de navegação e comunicações, que lhe permitam voar durante mais alguns anos, até que uma solução permanente, que agora se sabe ser o KC-390, os substituam.

O próximo passo no programa de aquisição do KC-390 para a FAP, será a constituição de um grupo de trabalho integrando os ministérios da Defesa, Finanças, Economia e Ciência e Tecnologia, que negociará com o fabricante Embraer.

De notar ainda que o KC-390 teve desde a fase de projecto um envolvimento relevante da indústria portuguesa, e terá também vários dos componentes fabricados pela OGMA em território português, nomeadamente a secção central da fuselagem, estabilizadores horizontais e portas do trem de aterragem principal.






ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
>