Formação dos caças participantes na última edição do Cruzex, em 2013 |
Após cinco anos de interregno, regressará em Novembro de 2018 o maior exercício de aviação militar da América Latina, o Cruzex.
A regularidade do exercício organizado bianualmente pela Força Aérea Brasileira (FAB) até 2013 em Natal, foi interrompida por razões de vária ordem, nomeadamente a protecção aérea de grandes eventos realizados no país - Jogos Olímpicos e Mundial de Futebol, mas também pela reestruturação interna da própria FAB, nos últimos anos.
Será realizado novamente entre 18 e 30 de Novembro do corrente ano, na mesma base aérea do Nordeste brasileiro.
A Conferência Inicial de Planejamento - ou Initial Planning Conference (IPC) teve lugar entre 5 e 9 de Março na Ala 10 de Natal, tendo estado presentes representantes de Portugal, Reino Unido, França, Suécia, Canadá, EUA, Colômbia, Chile, Equador, Peru, Uruguai e Argentina, com o objectivo de apresentação do planeamento inicial, bem como recepção dos requisitos operacionais e de suporte das delegações estrangeiras.
No total foram convidadas 21 Forças Aéreas, que poderão participar activamente ou apenas como observadores.
O Cruzex 2018 será no formato LIVEX, em que o objectivo é o treino das esquadras de voo em perfil operacional, com a mínima utilização da estrutura e dos sistemas de Comando e Controlo. Pretende-se também manter a actualização das tácticas, técnicas e procedimentos em missões aéreas compostas para os cenários de guerra convencionais, em que Forças Aéreas de diferentes países operam em conjunto. Outro objectivo é ainda incluir parte do treino em missões que permeiem o cenário de conflitos de guerra irregular, como as missões de paz da ONU, além de valorizar e estreitar as relações da FAB com as Forças Aéreas de Nações Amigas.
Até ao momento apenas a Força Aérea Chilena revelou os meios com que irá participar, no caso F-16AM/BM do GAv 7 e um KC-135 de reabastecimento aéreo, naquela que será a segunda participação do país dos Andes no Cruzex.
A Força Aérea Portuguesa deverá participar apenas com um observador, tal como em 2018.
A próxima reunião com delegações estrangeiras terá lugar em Agosto, denominada Final Planning Conference (FPC), na qual serão apresentados os resultados dos requisitos do IPC, bem como a exposição do cenário operacional do exercício.
0 Comentários:
Enviar um comentário