À direita o P-3C em buscas e a corveta NRP Jacinto Cândido |
As buscas iniciais aos tripulantes da embarcação de pesca "Mestre Silva", naufragada a 15 de Outubro de 2018, ao largo de Esmoriz, foram asseguradas por um helicóptero Alouette III, do destacamento permanente da Esquadra 552 no AM1, em Ovar.
Segundo o porta-voz da FAP, TCor Manuel Costa, foram depois deslocados para o local uma aeronave P-3 e um helicóptero EH101 Merlin que, depois de resgatar um dos tripulantes com vida, parou para reabastecer no mesmo AM1 em Ovar. "Aparentemente, existem três desaparecidos. Nós resgatámos uma vítima com vida, que foi transportada para o hospital e foi recuperada uma outra, já cadáver. Temos os meios no local, e já avistámos destroços"
Vídeo do resgate do tripulante do "Mestre Silva"
A Marinha fez deslocar também a corveta NRP Jacinto Cândido, enquanto a Força Aérea continuou a realizar buscas com o referido avião P-3C Orion de patrulhamento marítimo, da Esquadra 601, tendo sido rendido por um C295MAP sub-modelo também de vigilância marítima, da Esquadra 502.
Os trajectos de busca do P-3C da FAP no programa Marine Traffic Crédito: André Carvalho |
Durante o dia de hoje, 16 de Outubro, mantiveram-se as buscas com os meios aéreos de asa fixa, e da Marinha, infelizmente sem resultados práticos, até ao momento.
O C295M MAP da Esquadra 502, visto aqui sobre a corveta Jacinto Cândido, rendeu na tarde de hoje o P-3C Orion da Esq. 601 |
Vídeo filmado dentro do C295 da Esquadra 502 durante as buscas
Sem comentários:
Enviar um comentário