Algumas das células C-212-100 Aviocar armazenadas na BA6 - Montijo após a retirada de serviço |
Com a substituição da frota C-212 Aviocar pelos C295M na Força Aérea Portuguesa em 2011, 17 células da frota foram colocadas à venda oficialmente pelo Estado Português, já em 2013.
Destas, as mais atractivas de modelo 300, por mais modernas e com maior capacidade, foram as primeiras a encontrar novo dono, na Força Aérea Uruguaia, tendo sido entregues em 2015 àquele país sul-americano.
Um dos dois C-212-300 Aviocar ex-FAP, presentemente ao serviço da F.A. Uruguaia |
Apenas três anos mais tarde o primeiro lote de nove C-212-100 seria vendido a uma empresa norte-americana, tendo as células sido notadas em Março de 2019 em Tucson, num dos muitos depósitos de aeronaves daquela cidade norte-americana, aparentemente ainda acondicionadas conforme foram transportadas. Desconhece-se para já, qual o destino que as aguarda.
Sete das nove células C-212-100 ex-FAP num dos depósitos de material aeronáutico em Tucson, EUA |
Já durante a corrente semana de Junho de 2019, o grupo português de aviação Sevenair anunciou a aquisição dos restantes seis C-212-100 Aviocar ex-FAP colocados à venda, para "aumentar a oferta de serviços da empresa no transporte de pessoas e de carga, e proporcionar experiências radicais de Skydive".
Sabe-se agora, através do jornal cabo-verdiano "O País", que duas destas aeronaves se destinam a realizar "evacuações de emergência e sanitárias, busca e salvamento, vigilância marítima, transporte de cargas e material militar" naquele arquipélago africano.
Sem comentários:
Enviar um comentário