A Base Aérea francesa 118 em Mont-de-Marsant, que recentemente acolheu o célebre exercício NATO Tiger Meet, irá agora ser anfitriã do exercício Garuda VI.
No passado dia 28 do corrente mês de Junho, viu por isso aterrar quatro Sukhoi Su-30MKI, aos quais se irão juntar Rafale, Alpha Jet, Mirage 2000, KC-135F, E-3F, C-130 e CN235 do Armée de L'Air, para participar no exercício franco-indiano, entre 1 e 12 de Julho de 2019.
As tripulações de Su-30 à chegada a Mont-de-Marsant Foto: IAF |
Il-78 em Mont-de Marsant Foto: IAF |
Il-78 e C-17 indianos em Mont-de-Marsant Foto: IAF |
Os Su-30 indianos pertencem à Esquadra 24 "Hunting Hawks", com base em Bareilly e foram acompanhados no destacamento por um Il-78 para reabastecimento aéreo e dois C-17 para transporte logístico de material e dos 120 militares que integram o destacamento.
#ExGaruda2019 : The flying Operations will commence from 01 July 2019.— Indian Air Force (@IAF_MCC) 30 de junho de 2019
Team IAF is all set & geared up for undertaking operations from AF Base Mont-De-Marsan, France.
Happy Landings to IAF & FAF Garuda contingent.@SpokespersonMoD @Armee_de_lair @DefenceMinIndia pic.twitter.com/wQGizGEkAs
O Garuda é um exercício táctico bilateral que visa "aprimorar a interoperabilidade das duas forças na defesa aérea e ataque ao solo". Realiza-se alternadamente em França e na Índia e dentro de um "processo global de cooperação". Apesar da primeira edição do Garuda se ter realizado já em 2003, no ano passado os dois países firmaram um acordo de cooperação que pretende aprofundar ainda mais a cooperação entre os dois países, que incluirá a utilização partilhada de instalações militares, incluindo bases navais. Está igualmente em análise a realização no futuro, de um exercício conjunto e composto com os três ramos das forças armadas de ambos os países.
A última vez que os Su-30 indianos participaram em exercícios na Europa foi em 2015, então no exercício Hindradhanush em Coningsby, Reino Unido. Em França a última presença foi no já longínquo ano de 2010, na quarta edição do exercício Garuda, então na base de Istres.
Sem comentários:
Enviar um comentário