Realizou-se entre 23 de setembro e 4 de outubro mais uma edição do exercício multinacional "Real Thaw", centrado novamente na BA11, em Beja.
Como é habitual, as atividades operacionais deste exercício disponibilizam um dia para que os entusiastas da fotografia de aeronaves em ação possam cumprir com o seu interesse e dedicação à causa.
Este ano não foi exceção e de todos os pontos do país, de Espanha e Reino Unido, deslocaram-se spotters com o intuito de fotografar e registar a atividade aérea.
Contudo, a edição deste ano revelou-se pouco entusiasmante, sobretudo pela colocação dos spotters em permanente contraluz relativamente à atividade operacional e ao pouco apoio e recetividade que tiveram junto dos anfitriões, no sentido de ser resolvida/torneada essa situação. De resto, a visita à Esquadra 552 também não possibilitou fotografar a placa de estacionamento dos helicópteros, devido à colocação dos spotters atrás das árvores e a visita à placa dos F-16 ficou limitada a fotografar um único avião.
Já a distância dos spotters em relação à pista, aliada ao calor que se fez sentir no dia 30 de Setembro em Beja, encarregaram-se de degradar ainda mais qualquer foto tirada para a pista, devido à distorção térmica.
Já a distância dos spotters em relação à pista, aliada ao calor que se fez sentir no dia 30 de Setembro em Beja, encarregaram-se de degradar ainda mais qualquer foto tirada para a pista, devido à distorção térmica.
Tais factos geraram evidente desmotivação e alguns lamentos e, sobretudo, levantou-se uma preocupante cortina de dúvidas relativamente ao que poderá (não) acontecer, neste âmbito, durante o próximo Nato Tiger Meet que se vai realizar em maio de 2020, justamente na Base Aérea nº 11, em Beja e à possibilidade de perante Spotters vindos de todo o mundo, a resposta defraudar as suas legítimas expectativas, como foi o caso num evento de muito menores proporções.
2 Comentários:
https://www.vozdaplanicie.pt/noticias/base-aerea-de-beja-recebeu-o-terceiro-koala-aw119
Base Aérea de Beja recebeu o terceiro Koala AW119
Excelente texto. Obrigado da minha parte por serem mais uns a colocar o "dedo na ferida". Esperemos que de toque a toque haja algum feedback por parte das RP da FA
Enviar um comentário