Depois da primeira visita de um B-2 Spirit à Base Aérea nº 4, na Lajes, Açores, em Setembro de 2019, uma Força-Tarefa dos mesmos bombardeiros furtivos, provenientes da Base Aérea de Whiteman, Missouri, chegou hoje, 9 de Março de 2020, para um destacamento de treino de voo e integração no teatro de operações europeu. As imagens foram captados pelo João Toste, cujo extenso arquivo de spotting pode ser consultado no seu site pessoal.
A travessia foi apoiada por aviões-tanque KC-10 Extender da 305 Air Mobility Wing de Lakehurst, para reabastecimento aéreo, através do Oceano Atlântico.
As aeronaves irão operar a partir de várias instalações militares na área de responsabilidade do Comando Europeu dos EUA (EUCOM). O destacamento de bombardeiros estratégicos na Europa proporciona familiarização do teatro de operações aos membros das tripulações e demonstra o compromisso dos EUA para com os seus aliados e parceiros.
Segundo o EUCOM, a integração com os Aliados da NATO e nações parceiras, bem como com outras unidades da USAF e outras forças conjuntas, contribui para a prontidão das mesmas e permite construir relacionamentos duradouros e estratégicos, necessários para enfrentar uma ampla gama de desafios globais.
O 65 º Air Base Group da USAF nas Lajes está estrategicamente localizado, para prestar apoio a operações de combate, permitindo o movimento expedicionário de tropas, aviões de combate e comunicações globais ao comando, apoiando operações de forças conjuntas, alianças e da NATO.
Reportagem RTP:
Sem comentários:
Enviar um comentário