Um dos três KC-390 Millennium do Esquadrão Zeus da FAB Foto: CECOMSAER/FAB |
Segundo informou a Força Aérea Brasileira (FAB), duas aeronaves realizaram missões de apoio ao combate à pandemia de COVID-19, nesta sexta-feira de Páscoa, 10 de Abril de 2020.
A missão interministerial, coordenada pelo COMAE junto ao Centro de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa, em apoio ao Ministério da Saúde, visou o transporte de equipamentos e produtos médicos, a diversas regiões do Brasil.
Estiveram empenhados o novo KC-390 Millennium, que descolou às 12h da Ala 11 - Base Aérea do Galeão (Rio de Janeiro) com destino à Ala 8 - Base Aérea de Manaus (Amazónia), transportando 6,9 ton. de equipamentos hospitalares e uma ambulância. Já o C-105 Amazonas (designação local do C295M) descolou às 15h da Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos (São Paulo), para Fortaleza (Ceará), com 30 respiradores hospitalares, aproximadamente uma tonelada de carga.
Missão do KC-390 Millennium
KC-390 Millennium na Missão COVID-19 Foto: Ten. Cristiane/CECOMSAER |
Os tripulantes do avião multimissão da FAB estão em instrução de operação da nova aeronave. A missão de transporte de material foi feita em regime de aproveitamento, do treino pré-planeado, tendo atendido a um dos pedidos da Operação COVID-19. No caso, houve a participação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), no accionamento das missões de Transporte Aéreo Logístico, e do Comando de Preparo (COMPREP), responsável pelo desenvolvimento da doutrina utilizada na preparação operacional dos tripulantes.
Foto: Cap. Oliveira Lima/CECOMSAER |
O Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, sediado na Ala 2 – Base Aérea de Anápolis (Goiânia), possui actualmente três KC-390 Millennium, tendo uma das aeronaves plenamente operacional e outras duas em fase de certificação final da FAB. Está a realizar a partir deste mês, voos em rota para o Rio de Janeiro, Guarulhos, Manaus, Belém (Pará), Natal (Rio Grande do Norte), além de Canoas e Santa Maria (Rio Grande do Sul). Em aproveitamento de missão, as aeronaves poderão realizar transporte de cargas.
De acordo com o Comandante do Esquadrão Zeus, Tenente-Coronel Aviador Luiz Fernando Rezende Ferraz, a previsão é de que a capacitação ocorra até Junho. “Em Março, terminámos a fase básica do treino dos nossos pilotos, que eram os voos locais, e começamos agora os voos de Transporte Aéreo Logístico. Nesses voos em rota, estamos a treinar pilotos, mecânicos e Mestres de Carga [NR: loadmasters], no carregamento e descarga de cargas”, esclarece.
Para o Chefe da Secção de Operações do 1º GTT, Major Aviador Daniel Silva Fortes, a tarefa de sair da fase básica de formação dos tripulantes e iniciar os voos em rota foi muito estudada. “Estamos em coordenação estreita com o COMPREP e com o COMAE para poder viabilizar, tanto o treino dos pilotos, como o transporte de material e pessoal em proveito desses voos de instrução com o KC-390”, afirmou.
KC-390 Millennium em Manaus, Amazónia Foto: CECOMSAER/FAB |
O Mecânico de Voo, Sargento Cleber Pereira dos Santos Junior, também participa desta fase do treino. “O mecânico tem a responsabilidade de realizar toda preparação da aeronave e entregar o avião pronto para os pilotos, bem como acompanhar o funcionamento dos sistemas durante o voo”, esclarece.
Maior avião militar desenvolvido e fabricado no hemisfério sul, o KC-390 Millennium tem capacidade de realizar missões de Transporte Aéreo Logístico, Reabastecimento em Voo (REVO), Evacuação Aeromédica, Busca e Salvamento, Combate a Incêndio em Voo, entre outras. A aeronave foi desenvolvida para atender aos requisitos operacionais da FAB e da Força Aérea Portuguesa.
A aeronave já conquistou o 63º Prêmio Laureate Awards 2020, na categoria Melhor Produto Novo , em inglês “Best New Product”, por ser a maior e mais sofisticada aeronave de defesa já produzida pela Embraer. Além disso, realizou ensaio inédito de lançamento de chaff e flare, na Ala 3, em Canoas.
O KC-390 Millennium irá equipar a Esquadra 501 - Bisontes, da Força Aérea Portuguesa a partir de 2023.
Actuação do C-105 Amazonas (Airbus C295M)
O material médico foi carregado em São Paulo no Airbus C-105 Amazonas Foto: A.Soares/CECOMSAER |
Os 30 respiradores hospitalares destinados à Fortaleza chegaram à Base Aérea de São Paulo (BASP) por volta das 12h de sexta-feira 10 de Abril. A aeronave C-105 utilizada no transporte, é operada pelo Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação (1º/15º GAv) – Esquadrão Onça, sediado na Ala 5 – Base Aérea de Campo Grande (Mato Grosso do Sul). O Comandante da missão, Capitão Aviador Marcelo Augusto Xavier de Almeida, disse que esta é mais uma missão da FAB no combate à COVID-19. “É com muita satisfação que realizamos essa missão de Transporte Aéreo Logístico, possibilitando que mais brasileiros possam receber os cuidados necessários”, comentou.
Foto: CECOMSAER/FAB |
Para o loadmaster da aeronave, Sargento Gabriel Heringer Klein Pinheiro, este é mais um momento em que o Brasil precisa da Força Aérea para o transporte de materiais e equipamentos. “É muito importante poder contribuir com o transporte dessa carga e colaborar no esforço de combate à pandemia”, considera.
VÍDEO:
Agradecimentos: Valter Andrade
0 Comentários:
Enviar um comentário