Descolagem do primeiro F-15QA a 14 de Abril de 2020 |
A Boeing anunciou hoje 14 de Abril de 2020, a realização com sucesso do primeiro voo do caça F-15QA, a versão mais avançada da família F-15 fabricada até hoje. Desenvolvido para a Força Aérea do Emirato do Catar (QEAF), o caça demonstrou as suas capacidades de próxima geração durante um voo de 90 minutos. O voo realizou-se a partir do Aeroporto Internacional Lambert, em St. Louis, Missouri, EUA.
"Estamos muito orgulhosos desta conquista e esperamos com grande entusiasmo sucessos contínuos neste programa", disse o coronel Ahmed Al Mansoori, comandante da futura Ala de F-15 da QEAF. "Este primeiro voo bem-sucedido é um marco importante que leva as nossas esquadras um passo mais próximo de pilotar esta incrível aeronave, nos céus do Catar."
A equipa do voo de experiência da Boeing, liderada pelo piloto de testes Matt Giese, implementou uma lista de verificação (check-list) minuciosa para o voo, para testar as capacidades multimissão da aeronave. O caça demonstrou a sua manobrabilidade logo durante a descolagem vertical “Viking” e atingindo 9 Gs, ou seja, nove vezes a força da gravidade, nas manobras subsequentes no espaço aéreo do voo de experiência (Functional Check Flight - FCF). Verificações de sistemas, como aviónicos e radar também foram bem-sucedidas. Uma equipa de testes que monitorizou os dados em tempo real, confirmou que a aeronave teve o desempenho planeado.
O Departamento de Defesa dos EUA concedeu à Boeing um contrato de 6200M USD em 2017, para fabricar 36 caças F-15 para o Catar. A entrega das primeiras aeronaves ao cliente começará em 2021. Além disso, a Boeing recebeu um contrato através do programa Foreign Military Sales da USAF em 2019, para o treino de tripulações e técnicos de manutenção da QEAF para o F-15QA.
O F-15QA traz aos seus operadores tecnologias de última geração, como controlos de voo fly-by-wire, cockpit digital; sensores modernizados, radar e recursos de guerra electrónica; e o computador de missão mais rápido do mundo. Aumento de fiabilidade, sustentabilidade e manutenção permitem que os operadores de defesa permaneçam à frente das ameaças actuais e em evolução, a preços acessíveis.
Através dos investimentos na plataforma F-15QA e parceria com a USAF, a Boeing está agora a preparar-se para construir uma variante doméstica do caça avançado, o F-15EX.
O F-15EX tornou-se um programa recorde para a Força Aérea dos EUA, quando a Lei de Financiamento de Defesa Nacional para o ano fiscal de 2020 foi assinada em 30 de Dezembro de 2019. Em Janeiro, a Força Aérea emitiu notificações públicas da sua intenção de realizar um contrato por adjudicação directa à Boeing, para a aquisição de oito células F-15EX, embora planos futuros prevejam a compra de até 144 aeronaves.
Sem comentários:
Enviar um comentário