Airbus A400M Atlas |
O avião de transporte de carga de nova geração Airbus A400M alcançou um novo marco decisivo, após a certificação da capacidade de voo automático a baixa altitude, oferecendo uma capacidade única na sua classe, para uma aeronave de transporte militar.
A400M em voo de baixa altitude em Gales Foto: Scott Norbury/Airbus Military |
A campanha de certificação, realizada em Abril de 2020 sobre os Pirenéus e no centro da França, envolveu voos a altitudes tão baixas como 500 pés (150m), incluindo transições de voos de baixa altitude para outras operações, como largada de carga aérea.
Esta primeira fase de certificação diz respeito a operações com Condições Meteorológicas Visuais, ou seja, com visibilidade para a tripulação. Haverá uma segunda fase, incluindo Condições Meteorológicas por Instrumentos, portanto sem visibilidade, a ser certificada no segundo trimestre de 2021.
Normalmente apenas inerente ao mundo das aeronaves de caça, o Voo Automático de Baixa Altitude é uma capacidade única para uma aeronave de transporte militar, possibilitando a utilização do relevo do terreno para esconder o aparelho, aumentando a capacidade de sobrevivência do A400M, tornando-o menos detectável em áreas hostis e menos susceptível a ameaças, quando se dirige para operações militares importantes como largada de carga, reabastecimento ar-ar, operações logísticas ou outras especiais específicas.
Sem comentários:
Enviar um comentário