Prosseguindo com o tema dos Alouette III, trago-vos hoje algumas notas sobre o Gana, de onde recebi a dada altura, alguma correspondência, sob a forma de uma nota escrita, que num envelope com o timbre do Gabinete do Chefe de Estado-Maior da Força Aérea do Gana, transportava no seu interior, um emblema do Esquadrão nº3, que operava o Alouette III.
O Motto do 3º Esquadrão é “Servir com Honra”.
O Gana tornou-se independente do Reino Unido desde 1957, declarando-se República em 1960. A sua força aérea, formada um ano antes, foi constituída com a ajuda da Índia e de Israel, que providenciaram formação e também algum equipamento, nomeadamente aviões.
Numa fase inicial, o Esquadrão nº3, operava helicópteros de diversos tipos, como Westland Whirlwind Mk.3, Westland Wessex Mk.53, Hughes 269, e Sikorsky H-19D’s. Estes, foram mais tarde substituídos por outros aparelhos, como o Alouette III, e Bell 212’s.
Os Alouette III eram do modelo SA-316B (c/n1870, 1871, 1872, 1873) recebidos em 1972, operados pelo Esquadrão nº3 em diversos tipos de missão, como a instrução básica de pilotagem em helicópteros, o apoio às missões do exército e da marinha, e a componente de apoio civil, em diversas missões como evacuações médicas, inspecção de linhas de abastecimento de energia eléctrica, apoio à comissão nacional de eleições, busca e salvamento, e transporte aéreo diverso.
Os Alouette III voaram até 2006/2007(?) baseados em Burma Camp, altura em que foram retirados de serviço.
Rui “A-7” Ferreira
Entusiasta de Aviação
Agradecimentos: Sérgio Couto, Pierre Guillard.
0 Comentários:
Enviar um comentário