Embraer A-29 Super Tucano da FAB |
A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, na tarde de segunda-feira 18 de Maio de 2020, um avião de pequeno porte em voo irregular sobre o estado do Amazonas. A acção, planeada previamente com a Polícia Federal, envolveu duas aeronaves A-29 Super Tucano da FAB, além de todo o Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA).
A aeronave suspeita foi classificada como tráfego aéreo desconhecido e passou pelos procedimentos de averiguação e persuasão, chegando ao tiro de aviso, tudo sob a coordenação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE).
O avião foi depois escoltado até à aterragem, no Aeroporto de Porto Urucu, em Coari, Amazonas, onde a Polícia Federal assumiu os procedimentos subsequentes.
Esta acção fez parte da Operação Ostium destinada a desencorajar actividades ilícitas transfronteiriças, na qual actuam em conjunto, a FAB e Órgãos de segurança pública brasileira.
Actualização
Veio a confirmar-se que a aeronave, um Piper Seneca, era proveniente do Peru, transportando 400 kg de cocaína. O piloto foi detido imediatamente, mas dois traficantes que seguiam também na aeronave conseguiram evadir-se para a mata, estando a ser procurados.
Sem comentários:
Enviar um comentário