O último Lynx Mk.95 da Esquadrilha de Helicópteros da Marinha à partida para Yeovil Foto: Marinha Portuguesa |
A Marinha Portuguesa informou ontem 4 de Junho de 2020, que o quinto e último helicóptero Lynx Mk.95 (n/c 19203) da sua Esquadrilha seguiu para modernização, juntando-se assim aos restantes quatro, que se encontram em fases diferentes da modernização, nas instalações da Leonardo em Yeovil, Reino Unido.
O 15203 no Montijo a ser acondicionado para o transporte até ao Reino Unido Foto: Marinha Portuguesa |
O primeiro a ser submetido aos trabalhos de modernização (n/c 19204) para o padrão Mk.95A realizou já o primeiro voo a 14 de Fevereiro do corrente, estando a sua entrega à Marinha prevista até ao final deste Verão.
O primeiro Lynx da Marinha Portuguesa modernizado, em voo de experiência em Yeovil a 27 de Maio de 2020
O programa de modernização aprovado visa a actualização das aeronaves, de forma a manter uma capacidade que confira um maior espectro operacional à Marinha, cumprindo ao mesmo tempo os requisitos de desempenho e interoperabilidade no “Céu Único Europeu”. Além de nova instrumentação do cockpit, comunicações e sistemas de navegação, os trabalhos de modernização incluem nova motorização com duas turbinas LHTEC CTS800-4N, sistema de amortecimento de vibrações do rotor principal e um novo guincho de salvamento.
Sem comentários:
Enviar um comentário