F-16 da FAP sobrevoa a fragata NRP Côrte-real em exercícios no Báltico Foto via SNMG1 |
O destacamento de F-16 das Esquadras 201 e 301 da Força Aérea Portuguesa em Marlbork, Polónia, ao abrigo das Medidas de Tranquilização da NATO, não perdeu tempo em integrar-se, tanto com as forças locais, como com forças da NATO, como a Força Naval Permanente da NATO (Standing NATO Maritime Group 1 - SNMG1).
Com efeito, logo no início da semana, foi realizado treino com o 2º Batalhão de Defesa Aérea do Exército Polaco.
F-16 portugueses em treino sobre a Polónia Fotos: Maj. Duarte Freitas via NATO Allied Air Command
Já o treino do passado dia 9, teve a particularidade de colocar a Marinha e Força Aérea portuguesas em conjunto no mar Báltico. Com efeito, Portugal, através do Comodoro Vizinha Mirones, da Marinha Portuguesa, comanda actualmente o “Standing NATO Maritime Group One (SNMG1)”, sendo o NRP Corte-real o navio-almirante da força. O navio encontra-se presentemente em operação no Mar Báltico, como parte do seu empenhamento operacional naquela região.
Fotos via SNMG1
A fragata “Corte-Real” e os caças F-16M, da Força Aérea Portuguesa, “encontraram-se” por isso esta quarta-feira, bem longe de "casa", tendo aproveitado para treinar em conjunto vários exercícios de “guerra aérea”.
O contingente português inclui cerca de 70 militares e cinco caças F-16AM (n/c 15106, 09, 10, 36 e 43). Já o NRP Corte-real tem uma guarnição de 189 elementos.
VÍDEO: Sobrevoo de um F-16 da FAP ao NRP Corte-real da Marinha Portuguesa no Báltico
Sem comentários:
Enviar um comentário