F-16 portugueses e polacos e Typhoon italianos durante o exercício Ramstein Alloy 20-3 Foto: FAP |
Os Eurofighter Typhoons italianos descolaram de Šiauliai, na Lituânia e juntaram-se aos F-16 portugueses e polacos, que voaram a partir da Polónia, para realizar exercícios de combate aéreo numa área de treino especialmente reservada, ontem 21 de Setembro.
Foto: FAP |
Enquanto isso, um avião de transporte M-28 da Estónia descolou de Ämari, na Estónia, para simular uma aeronave com perda de comunicações no espaço aéreo finlandês, onde foi interceptado por F-18 desse mesmo país, sendo escoltado e "entregue" aos Typhoon alemães - que asseguram actualmente o policiamento aéreo também a partir de Ämari. O M-28 prosseguiu então para simular uma aterragem de emergência, tendo sido accionada a resposta nacional a emergências. Um grupo de meios de comunicação da Estónia esteve a bordo do M-28, tendo testemunhado os procedimentos simulados.
Intercepção ao M-28 estónio Foto: Luftwaffe |
Simulação de aterragem de emergência em Amari Foto: FA Estónia |
Uma avião-tanque KDC-10 da Real Força Aérea dos Países Baixos forneceu reabastecimento aéreo aos caças polacos, finlandeses e suecos, que estiveram envolvidos no treino de combate ar-ar, bem como aos Typhoon alemães que realizaram missões de apoio aéreo próximo para os Controladores Aéreos Tácticos na Estónia.
F-18 finlandeses e Typhoon alemães Foto: Luftwaffe |
Esses cenários de treino complexos proporcionam uma prática importante para todos os Aliados e Parceiros regionais. As situações simuladas podem acontecer a qualquer momento e é importante que todos os participantes sejam coordenados na maneira como aplicam táticas, técnicas e procedimentos além das fronteiras nacionais.
Vídeo da "entrega" do M-28 pelos F-18 finlandeses aos Typhoon alemães
“O treino regular e a cooperação com os nossos Aliados e Parceiros regionais são essenciais para garantir que temos uma força eficaz instalada para proteger a região do Báltico ”, disse o Sub-chefe de Operações do Comando Aéreo Aliado, Brigadeiro General da Força Aérea dos Estados Unidos, Andrew Hansen. “Estou confiante de que este será mais um evento de treino prático de sucesso aqui nos Estados Bálticos”, acrescentou.
Enquanto todos os participantes estiveram altamente empenhados no treino, os Typhoon da Força Aérea Alemã foram ainda accionados pelo Centro de Operações Aéreas Combinadas de Uedem para lançar uma missão real de policiamento aéreo da NATO, interceptando e acompanhando uma formação de aeronaves militares russas, voando sobre águas internacionais na costa dos Aliados Bálticos.
F-16C Bloco 52 da FA Polaca na sua base em Poznan-Krzesiny Fotos: FA Polaca |
O primeiro dia de exercício Ramstein Alloy ofereceu a todos os participantes um treino valioso para aumentar o nível de profissionalismo e cooperação. O segundo dia contará com uma aeronave do Sistema de Controle e Alerta Aéreo (AWACS) da NATO à lista de intervenientes. A aeronave AWACS está programada para controlar manobras de vários caças e para realizar um sobrevoo de Talin à tarde, a caminho de "casa", na Alemanha.
0 Comentários:
Enviar um comentário