O P-3C CUP+ da FAP em acção em Málaga |
A Esquadra 601 - Lobos da Força Aérea Portuguesa tem um P-3C CUP+ e respectiva tripulação e pessoal de apoio, destacados em Málaga desde o dia 8 de setembro, em apoio à Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira – FRONTEX, para vigilância das fronteiras marítimas do sul de Espanha.
Até ao dia de hoje, foram já realizadas mais de 43 horas de voo, tendo detectado 34 embarcações (19 relacionadas com o tráfico de estupefacientes e 15 relacionadas com a migração irregular).
Embarcação com migrantes ilegais Foto: Esq 601 via EMGFA |
A Agência FRONTEX, em conjunto com as autoridades espanholas, desenvolve esta operação conjunta, designada “INDALO 2020”, com a finalidade de combater o tráfico de estupefacientes, controlo da migração irregular, poluição marítima, pesca ilegal e salvaguarda da vida humana no mar através das missões de busca e salvamento.
O destacamento português é constituído pela respetiva tripulação da aeronave, equipa de manutenção e elementos de apoio à missão, com um efetivo de 30 militares, que se encontram a operar a partir de Málaga, até 5 de novembro de 2020.
Portugal empenha ainda um oficial de ligação em Madrid, no “International Coordination Center”, da agência FRONTEX.
O Pássaro de Ferro agradece a cedência das fotos ao spotter Carlos Gonzalez, que pode ser seguido através da sua conta Instagram
Sem comentários:
Enviar um comentário