Não há assim tanto para dizer perante estas fotografias.
Elas parecem ter uma legenda invisível, capaz de vencer todas as barreiras de todas as línguas e apresentam-se-nos assim, nuas de segredos, tão vulneráveis agora, depois de tão secretas.
Representam um tempo que passou. Não que com este atual nos sintamos mais seguros mas, no tempo próprio destas imagens - a "guerra fria" -, este vislumbre situava-nos muito perto das fronteiras do medo.
Tudo se escondia, por todo lado, num permanente jogo do gato e do rato.
Agora são as ervas, os arbustos e as árvores que invadem os lugares outrora do medo e no presente de apenas um silêncio, aquele silêncio dos lugares abandonados e onde uma certa ideia de morte permanece sobre as coisas, substituindo-as.
Estas imagens reportam-se à antiga base militar de Smirnyhk, na ilha de Sacalina. Foi descoberta pela vigilância ocidental em 1962.
A Base Aérea era composta por muitos abrigos, dissimulados ao longo da floresta e era servida por uma pista com 2000 metros, mais tarde ampliada para os 2500m.
Em 1980 foi equipada com caças MIG-23 Flogger G, [dois deles visíveis nas imagens acima, num abandono decrépito] sobretudo para missões de interceção, dada a posição estratégica da ilha.
Foi abandonada depois do colapso da URSS.
Imagem obtida no Google Maps. Revela a proximidade à localidade de Smirnykh, no sul da Ilha de Sacalina.
Créditos nas imagens.
Sem comentários:
Enviar um comentário