C-130H Hercules dos "Bisontes" a operar na pista transversal da BA4 no dia 21/10/2020 |
A inauguração da pista foi feita pelo C-130H Hercules n/c 16803 da Esquadra 501 da Força Aérea Portuguesa.
Segundo o comunicado enviado às redações pelo Comando da Zona Aérea dos Açores, a pista transversal tinha "sido desativada por motivos operacionais e a sua inauguração conclui um longo processo que teve início numa proposta apresentada pela parte norte americana, através do qual foram analisadas e avaliadas todas as implicações que a sua implantação poderiam acarretar, nomeadamente no que respeita a segurança".
A pista transversal da BA4 agora reativada Imagem: Google |
Ainda assim, a operação na pista secundária (09/27), que cruza a principal no seu extremo Noroeste "será sempre condicionada pelo tráfego aéreo militar e civil que opere na pista 15/33 [NR: pista principal] que será sempre prioritário", esclarece ainda o Comando da Zona Aérea dos Açores.
O comunicado realça ainda que a "Carta de Operações contempla a figura do Landing Zone Safety Officer (LZSO-Agente de Segurança da Zona de Aterragem), que sempre que a Permanent Lajes Landing Zone seja ativada, operará no local e será responsável por garantir que a operação das aeronaves decorre de forma segura e eficiente". Este função será a desempenhar "conjuntamente por Controladores de Tráfego Aéreo da Esquadra de Aeródromo da Base Aérea Nº4 (BA4) e do 65th ABG, devidamente qualificados e treinados para o efeito".
Ainda segundo o Diário Insular, a "nova" pista será utilizada, primariamente para o treino e qualificação de operações em pistas muito curtas das tripulações e condições adversas de aviões C-130 e C-17, que irão operar em África no âmbito das atividades do AFRICOM dos EUA. Segundo adianta o DI, os treinos deverão decorrer sobretudo à noite, uma vez que uma das componentes essenciais do treino incidirá nas operações com sistemas de visão noturna (Night Vision Goggles - NVG).
Sem comentários:
Enviar um comentário